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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Supermercados pedem a presidenciáveis para mudar validade dos produtos

Setor afirma que ideia é readequar conceito de vencimento e cortar desperdício

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São Paulo

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) está em campanha pelo conceito do "Best Before", novo rótulo para adaptar a data de validade de alguns produtos.

A ideia, segundo eles, é derrubar o prazo de validade estabelecido em alguns alimentos e colocar um período mínimo de duração do produto, se armazenado de forma correta.

Dados do setor indicam que 42% dos descartes de alimentos não perecíveis no varejo brasileiro são causados pela data de validade vencida, sendo que muitos desses alimentos ainda poderiam ser utilizados e estão em condições seguras de uso, segundo eles.

Carrinho de supermercado
Supermercados esperam reduzir desperdício e economia de dinheiro com nova rotulagem dos produtos - Gabriel Cabral/Folhapress

Um relatório da Abras aponta que a redução de 10% no desperdício representaria uma economia de R$ 700 milhões ao ano.

A medida faz parte de uma série de demandas que o setor levou aos presidenciáveis.

A Abras afirma que o Best Before precisa de um amplo debate com o sistema regulatório, como Anvisa, Ministério da Agricultura e Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), além de campanha para o consumidor.

Alimentos como leite pasteurizado, carnes in natura e perecíveis em curto prazo não entrariam nessa política.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

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