Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Caos em Congonhas levanta debate sobre avião particular na pista

Incidente com aeronave pequena provocou transtorno a companhias e passageiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O caos gerado pelo avião de pequeno porte em Congonhas abriu uma ferida que incomoda o setor há meses.

Executivos do segmento de aviação comercial, que atende os passageiros nas grandes aeronaves, dizem que precisa ser repensada a presença da aviação geral, categoria que abrange voos não regulares, de aeronaves como helicópteros e aviões particulares. A avaliação é que esse tipo de aviação não está compatível com o aeroporto em horário de pico e alta demanda.

E o problema tende a piorar com a expansão dos slots prevista para Congonhas. Executivos do setor afirmam que os aviões pequenos costumam gastar mais tempo de ocupação da pista e são submetidos a regras diferentes, portanto, o ideal seria concentrá-los em infraestruturas como os aeroportos de Campo de Marte, Catarina, Sorocaba, Jundiaí e faixas de horários em Guarulhos.

Imagem mostra aviões particulares em pista de Congonhas.
Aviões particulares no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP) - Joel Silva - 22.abr.13/Folhapress

Outra coisa que se questiona no setor é quem vai pagar a conta dos prejuízos em cascata causados às companhias aéreas e aos passageiros. De acordo com um comunicado divulgado pela Abear (associação que reúne empresas como Latam e Gol) nesta segunda (10), os prejuízos financeiros são estimados em milhões de reais.

Procurados pelo Painel S.A., Infraero e Anac não responderam sobre os custos desencadeados pelo incidente. No mês passado, a Abear já havia mandado um comunicado para a Infraero manifestando preocupação.

"A restrição de aviões de pequeno porte na pista principal de Congonhas, principalmente em horários de pico, é uma preocupação antiga da Abear e suas associadas, que em 29 de setembro enviaram ofício à Infraero recomendando adoção definitiva dessa medida, visto que os impactos causados por incidentes na pista principal de um aeroporto de grande porte impactam milhares de passageiros", diz a Abear.

Em nota, a Infraero afirma que "o atendimento desta ocorrência foi realizado em conformidade com o Código Brasileiro de Aeronáutica, o Plano de Emergência em Aeródromo e demais requisitos aeronáuticos aplicáveis".

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.