Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Bradesco

Marcas vencedoras da Folha Top of Mind destacam olhar atento a mudanças

Após duas edições online, premiação aconteceu de modo presencial nesta terça (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A 32ª edição da Folha Top of Mind, celebrada nesta terça (25), reuniu CEOs, diretores de marketing e profissionais de agências publicitárias das principais marcas do Brasil.

Após dois anos de edições online por causa da pandemia, cerca de 1.500 profissionais de marketing celebraram a volta do evento, que foi realizado no Tokio Marine Hall, zona sul de São Paulo.

A premiação é resultado de uma ampla pesquisa liderada pelo Datafolha, que em agosto ouviu 7.701 brasileiros, e elencou as marcas mais lembradas dos consumidores em 83 categorias.

Nike, Omo, Coca-Cola e Samsung foram eleitas pelo terceiro ano consecutivo as campeãs da categoria Top do Top.

Katielle Haffner, head de relações corporativas ESG da Coca-Cola, afirma que o sucesso da empresa é reflexo de uma comunicação mais conectada às agências e aos veículos, com propostas que refletem as mudanças no mundo e na experiência do consumidor.

Imagem mostra plateia de frente a palco. Um telão exibe o logotipo da Nike.
Equipe da Nike recebe prêmio Top do Top durante cerimônia realizada no Tokio Marine Hall - Adriano Vizoni - 25.out.22/Folhapress

"É uma marca com mais de 130 anos de história e 80 anos de Brasil. O prêmio é um reconhecimento do consumidor e das pessoas, que para nós é o que faz valer a pena", disse a executiva, que representou no evento um time de 53 mil colaboradores.

A Omo, que recebeu 6% das menções espontâneas dos entrevistados, chegou a 29 anos consecutivos na liderança do prêmio. O desempenho, segundo Vinicius Menezes, gerente de marketing da companhia, revela o reconhecimento dos consumidores com a pauta propositiva da Omo em suas campanhas.

"É uma marca que fez história na comunicação brasileira através do ‘Se Sujar Faz Bem’, falando muito sobre o desenvolvimento infantil, sempre preocupada com o desenvolvimento social e, mais recentemente, preocupada com a pauta de sustentabilidade", afirmou.

Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung, que teve sucesso em seis categorias, incluindo a principal, afirma que a premiação traz visibilidade importante para a marca. "A gente já tem um histórico de anos no Top of Mind, é um reconhecimento incrível", disse.

CEO interino da Vibra Energia (antiga BR Distribuidora), André Natal, aponta que a estratégia de sucesso da companhia é manter uma operação atenta, que busca ser sustentável e eficiente. A Vibra recebeu prêmios nas categorias Posto de Gasolina, com a Petrobras/BR, e Óleo Lubrificante, com a Lubrax.

"Quando carregamos essa marca, a gente quer comunicar com esse cliente um conjunto enorme de atributos. É preciso estar próximo desse cliente, levando performance, qualidade e o serviço completo com a loja de conveniência", afirmou Natal.

Alexandre Nogueira, diretor de marketing da Bradesco Seguros, destaca a importância de acompanhar a evolução do cliente.

"O mundo está em transformação, e o país também está. O que é relevante ontem não é hoje. O que é diferenciado pode passar despercebido. Então, esse estudo, esse acompanhamento, o tracking da marca, entender o que está mudando e o que precisa mudar na sua estratégia, faz toda a diferença", afirmou Nogueira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.