Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu transição de governo

Auditores de SP pedem recondução de secretário da Fazenda

Fiscais pedem manutenção de Felipe Salto diante da possível indicação do ministro Paulo Guedes para o cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os auditores fiscais da Receita Estadual de São Paulo entregam nesta terça-feira (6) um pedido à equipe de transição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) pela recondução de Felipe Salto ao comando da Secretaria da Fazenda.

A carta é assinada pelo conselho de representantes e a diretoria executiva do Sinafresp (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo).

Nela, os auditores afirmam que o trabalho de Salto uniu os esforços dos servidores, gerando melhorias na prestação de serviços, liberação de créditos acumulados para o setor produtivo e a geração de superávit fiscal. Salto deixará o cargo com cerca de R$ 37 bilhões no caixa.

O manifesto é divulgado em meio a rumores sobre a possível chegada de Paulo Guedes ao secretariado de Tarcísio. O ministro da Economia, rosto do bolsonarismo nas finanças do país, não confirma publicamente o convite do governador eleito.

O secretário da Fazenda, Felipe Salto, durante anúncio sobre as novas regras do ICMS do combustível - 27.jun.2022-Andre Ribeiro/Futura Press/Folhapress

Próximo ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, Salto vinha sendo cotado para assumir a Secretaria do Tesouro Nacional, mas a disputa de forças na equipe do PT, que consolidou a indicação de Fernando Haddad ao Ministério da Fazenda, tornou o convite formal a Salto mais distante.

No governo de São Paulo, o economista assumiu a pasta em abril, substituindo Henrique Meirelles —ele próprio foi cotado para ser ministro da Fazenda, mas perdeu forças logo após a eleição.

Em São Paulo, diante das novas movimentações na equipe de transição de Tarcísio, ainda não há uma sinalização de quem será o nome da próxima gestão para o cargo.

Procurado, Salto não comentou sobre seu futuro na administração pública. Disse estar grato aos auditores. "Ao longo desses quase oito meses à frente da Fazenda, pude conhecer auditores fiscais de altíssimo valor, sem os quais o financiamento das ações essenciais do Estado não existiria", afirmou.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.