Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

Caixa barra estádio do Flamengo

Técnicos afirmam que projeto não apresenta viabilidade financeira; banco diz que negócio segue em análise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e Rio de Janeiro

O sonho do Flamengo de ter um estádio para rivalizar com o Maracanã está cada vez mais distante. O plano, embalado pelo presidente do clube, Rodolfo Landim, contava com a ajuda do presidente Jair Bolsonaro, que pediu à presidente da Caixa, Daniella Marques, para viabilizar o projeto.

Mas, segundo pessoas envolvidas na análise das condições econômico-financeiras do empreendimento, o risco é elevado demais e, até o momento, a recomendação interna no banco é deixar o assunto como está: parado.

Landim, que chegou a ser cogitado para assumir a presidência da Petrobras, queria construir o estádio em um terreno que hoje pertence a um fundo imobiliário administrado pela Caixa.

Multidão sorri e comemora conquista do Flamengo. Estão vestidos com o uniforme do time, nas cores preta e vermelha, e carregam bandeiras.
Torcedores do Flamengo celebram conquista da Libertadores - Pilar Olivares - 13.nov.22/Reuters

O que se avaliava até o momento era a troca desse terreno por outro a ser cedido pelo Exército como forma de destravar o projeto.

A relação de amizade entre Landim e Bolsonaro levou o presidente a tentar uma saída para esse impasse, ainda segundo envolvidos na operação.

A troca do terreno, entretanto, nem foi o principal empecilho. Para levar o negócio adiante, a Caixa pediu um projeto de viabilidade financeira ao Flamengo, porque parte do projeto envolvia um financiamento do banco que seria lastreado por receitas advindas de jogos no novo estádio, eventos e direitos de transmissão. Tudo isso não parou de pé, ainda segundo os técnicos envolvidos na análise.

Recentemente, Landim tentou com a prefeitura do Rio uma outra área na região do Parque Olímpico, na zona Oeste. Mas o prefeito Eduardo Paes avisou que a área é privada.

Consultados diretamente, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a presidente da Caixa, Daniella Marques, não responderam.

Por meio de sua assessoria, a prefeitura afirmou que "continua à disposição do Flamengo para ajudá-lo" naquilo que for "de sua competência".

A Caixa, também via assessoria, disse que segue avaliando o negócio.

O Flamengo informou que a operação é privada e, por isso, não quis comentar.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.