Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sob Bolsonaro, mercado de blindados dispara

Média de veículos protegidos contra tiros foi de 18 mil nos últimos quatro anos; na gestão Temer, foi 15 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O medo da violência turbinou as vendas das empresas de blindagem de veículos nos últimos anos, marcados também pela liberação, sem precedentes, de armas para civis no Brasil.

Dados da Abrablin, a associação do setor, mostram que, durante a gestão Jair Bolsonaro, foram, em média, 18 mil veículos protegidos contra tiros por ano –patamar que havia caído para 15 mil no segundo mandato de Dilma Rousseff e também no governo Michel Temer.

Segundo a Carbon Blindados, principal blindadora de veículos civis do mundo, São Paulo segue como carro-chefe do negócio.

Somente entre janeiro e outubro deste ano, a empresa realizou 3.400 blindagens, superando o volume total de 2021 (3.000), que havia sido um recorde.

O presidente da empresa, Alessandro Ericsson, afirma que boa parte desse desempenho se deve à chancela dada por grandes montadoras estrangeiras à proteção extra.

Carros blindados estão lado a lado em uma garagem.
Carros blindados seminovos e novos na empresa High-Tec Blindagens, na Mooca, em São Paulo - Lalo de Almeida - 1.jul.16/Folhapress

A Carbon é homologada pela Volvo. Também é certificada para blindagem de modelos da Jaguar, Land Rover e Toyota.

"Em grande parte, essa atuação conjunta com as principais marcas de carros premium nos permitiu atingir um faturamento de R$ 280 milhões, até outubro, e a projeção é de alcançarmos R$320 milhões até dezembro", disse Ericsson.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.