Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu yanomami

Após crise dos yanomamis, municípios mineradores pedem aumento da fiscalização

Associação defende fortalecimento de agência reguladora do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Amig (que reúne municípios mineradores de Minas Gerais e de outras partes do país) preparou um pedido ao governo pelo fortalecimento da ANM (Agência Nacional de Mineração). A entidade defende que falta aumentar a fiscalização do setor para combater tragédias como a que se passa na Terra Indígena Yanomami.

A associação diz que "tem batido na mesma tecla" e que "essa é a única maneira de colocar um fim às barbáries provocadas pelas operações clandestinas".

Ainda de acordo com a Amig, "a presença dos mineradores ilegais tem sido uma constante, porém, nos últimos quatro anos, a irregularidade encontrou espaço para crescer ainda mais, com o enfraquecimento dos órgãos de apoio aos indígenas e do combate aos crimes ambientais na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro".

A associação afirma que enviou a Lula e ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no começo de janeiro, uma carta reivindicando algumas medidas para tornar a atividade do setor sustentável. Um dos pedidos é a destinação de 7% da receita da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) para a agência.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Área de mineração ilegal de manganês ilegal em Marabá, no sul do Pará
Área de mineração ilegal de manganês ilegal em Marabá, no sul do Pará - Divulgaçao

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.