Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Apoiadores e opositores de Josué seguem indefinidos na briga da Fiesp

Não há previsão para a divulgação da ata da assembleia da semana passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de uma semana depois da assembleia que tentou derrubar Josué Gomes da presidência da Fiesp, ainda não está claro quem é a liderança da oposição nem quem são os 47 sindicatos da base da entidade que teriam votado pela destituição do empresário na segunda-feira (16). Tampouco se sabe quais são exatamente os sindicatos que o apoiam.

Não há previsão para a divulgação da ata.

Na sexta-feira (20), depois que foi enviado um email pelo endereço eletrônico da Fiesp informando que um interino assumira em seu lugar, Josué divulgou por meio da assessoria de imprensa da Fiesp, uma notificação extrajudicial com nomes de pessoas que estariam entre seus opositores. São eles: Paulo Henrique Schoueri (presidente do Sietex), André Sturm (sindicado da indústria audiovisual), os diretores Carlos Cavalcanti, Ronaldo Koloszuk Rodrigues, Elias Miguel Haddad, José Valdissera (Sindinstalação) e Luciana Freire, diretora jurídica da Fiesp.

Ao Painel S.A., Valdissera, Sturm e Cavalcanti dizem não ter sido notificados. Os outros não responderam. A assessoria da Fiesp não informa se chegou a notificá-los ou se apenas divulgou para a imprensa.

Josué Gomes no plenário do Senado Federal
Josué Gomes no plenário do Senado Federal - Geraldo Magela/Agência Senado

O Painel S.A. ouviu outros sindicatos sobre o assunto. Sete se manifestam publicamente a favor de Josué: Sindusfarma (que reúne a indústria farmacêutica), Sindiplast (plásticos), Sindibrinquedos (indústria de brinquedos), o Sindipeças (componentes para veículos automotores), Sindimaq (indústria de máquinas), Sinaees (indústria de aparelhos elétricos eletrônicos e similares) e o Snic (indústria do cimento)

A coluna também entrou em contato com Sinduscon (construção civil), Sinacouro (indústria de artefatos de couro), Sindileite (laticínios e derivados), Sinafer (artefatos de ferro), Sicongel (indústria de adubos), Siaesp (indústria audiovisual), Sinfavea (veículos), Sinaesp (sindicato da indústria de abrasivos) e Siamfesp (artefatos de metais não ferrosos), que não se posicionaram.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.