Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Bloco de rua em São Paulo provoca fechamento de restaurante no Carnaval

Estabelecimentos na rota dos foliões estimam queda de faturamento, diz associação do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abrasel-SP, associação que reúne bares e restaurantes, prevê o fechamento de parte dos estabelecimentos durante o Carnaval na cidade de São Paulo para evitar o movimento dos foliões nos blocos de rua, que não costumam elevar o faturamento, segundo a entidade.

Pelas previsões da associação, o faturamento dos estabelecimentos localizados nos trajetos dos blocos pode ter queda de 30% a 50%, se fizerem apenas o movimento do jantar.

O setor afirma que, no período, o consumo de comidas e bebidas fica mais forte nos vendedores ambulantes, e o bloqueio do trânsito dificulta a mobilidade dos clientes habituais.

Joaquim Saraiva, presidente conselho administrativo da Abrasel-SP, afirma que parte dos foliões acessam os restaurantes para usar os banheiros.

"Fica um tumulto muito grande, as pessoas começam a utilizar os banheiros dos restaurantes. Isso traz um certo transtorno também. Muitos restaurantes acabam optando até por não abrir, porque além de não terem o faturamento por esses motivos de interdição do trânsito, o pessoal que está na rua não traz o movimento para o restaurante", diz Saraiva.

Restaurantes devem fechar durante o Carnaval
Restaurantes devem fechar durante o Carnaval - Tomaz Silva/Agência Brasil

Ele afirma que a AbraselSP considera o Carnaval importante para o turismo em hotéis e restaurantes fora do circuito dos blocos na cidade, mas não tem o reflexo positivo nas áreas interditadas.

"Neste ano, como é o primeiro Carnaval aberto desde a pandemia, nós não conversamos com a prefeitura, mas pretendemos, no que vem, nos organizarmos para conversar. O Carnaval é importante para São Paulo, mas tem a parte da gastronomia. Tem áreas mais livres como Interlagos e outras áreas que poderiam ser escolhidas pela prefeitura", diz ele.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.