Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Companhias aéreas avançam em diálogo com governo Lula sobre preço de combustível de avião

Setor já se reuniu com Haddad, França e Freixo e espera agenda com Jean Paul Prates

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos setores mais interessados em uma revisão na política de preços da Petrobras, a aviação vem se reunindo com frequência com o novo governo para falar do tema que as companhias consideram hoje a sua principal dificuldade: o preço do chamado QAV, o querosene das aeronaves.

Nas primeiras semanas da gestão, a Abear (associação do setor) e executivos das aéreas se reuniram com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Márcio França (Portos e Aeroportos), Daniela Carneiro (Turismo) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O setor esteve também com o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, e o da Receita, Robinson Barreirinhas.

O objetivo ainda é apresentar a demanda das companhias para o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). Prates já anunciou que pretende rever a política de preços da estatal, sob o argumento de que a maior parte dos combustíveis consumidos no país é produzido em refinarias brasileiras.

Para Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, o novo governo tem demonstrado abertura ao diálogo. "Estou bastante satisfeito com a forma pela qual estamos sendo recebidos e com a compreensão que vem sendo demonstrada pelos interlocutores sobre a gravidade do problema do QAV, que é a maior das distorções enfrentadas hoje pelo setor. Aqui no Brasil, o querosene está passando de 40% do custo do bilhete, enquanto a média nos EUA é 22% e na Europa, 24%", diz.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Avião sobrevoa região do aeroporto de Congonhas
Avião sobrevoa região do aeroporto de Congonhas - Karime Xavier - 22.dez.2022/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.