Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Volume de passageiros cresce na aviação, mas segue abaixo do pré-pandemia

Segundo a Anac, fluxo no mercado doméstico representou 86% do registrado em 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A movimentação de passageiros em voos domésticos e internacionais no ano passado foi a maior desde 2020, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados nesta segunda-feira (23).

Nos voos domésticos, a agência contabilizou mais de 82 milhões de passageiros viajados (o número também leva em conta pessoas que usaram milhas e funcionários de empresas aéreas, por exemplo). Trata-se de um crescimento superior a 30% na comparação com 2021, porém, segue abaixo do pré-pandemia. O resultado ainda representa 86,5% do registrado em 2019.

Já nos destinos internacionais, o fluxo em 2022 ficou em 15,6 milhões de passageiros pagos (que efetivamente compraram o bilhete aéreo), um salto de 226% em relação ao ano anterior.

Segundo a Anac, o último ano também seguiu com alta na movimentação de cargas. Foram 429,6 mil toneladas para o mercado doméstico e quase 989 mil toneladas de carga internacional, avanço de 7,3% e 2,1% na comparação com 2021 respectivamente.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Passageiros apontam para telão com situação dos voos em Congonhas.
Movimentação no aeroporto de Congonhas em dezembro - Karime Xavier - 22.dez.22/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.