Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fazenda de SP inicia conversas com secretário da reforma tributária

Samuel Kinoshita recebe Bernard Appy nesta sexta (20)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O novo secretário da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, Samuel Kinoshita, recebe o secretário especial do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy, nesta sexta (20).

O encontro acontece enquanto o ministério da Fazenda inicia as articulações políticas para tentar fazer a reforma avançar no primeiro semestre. Appy, que nesta semana se reuniu com o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), autor da PEC (proposta de emeda à Constituição) 45, deve defender a medida. Foi ele um dos formuladores técnicos da proposta pelo CCiF (Centro de Cidadania Fiscal).

Ela unifica tributos sobre o consumo, como PIS/Cofins e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), e tem a preferência do ministro Fernando Haddad nas discussões.

Kinoshita tem marcado posição dizendo que pretende "retomar o protagonismo de São Paulo na discussão de uma reforma tributária", como falou em seu discurso de posse.

Samuel Kinoshita é um homem branco e calvo. Ele usa terno na foto.
Samuel Kinoshita, titular da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo - @SamKinoshita1 no Twitter

Antes do diálogo, o novo secretário da Fazenda paulista pediu a sua equipe o levantamento de estudos sobre os impactos das principais propostas de reforma tramitando no Congresso Nacional.

O ex-secretário, Felipe Salto, afirmava que a primeira etapa teria de ser a migração do ICMS para o destino. Dizia que São Paulo estaria disposta a abrir mão de alguma arrecadação. Segundo ele, haveria uma perda nessa migração, mas que poderia ser recuperada no horizonte de um ano porque haveria estímulo à atividade econômica.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.