Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Lojistas projetam vendas fracas no 1º semestre

Segundo dados da Alshop, ainda não foi possível superar o pré-pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As vendas dos shoppings ficaram em torno de R$ 180 bilhões em 2022, conforme os dados da Alshop (associação de lojas). O resultado, porém, ainda não alcança o patamar de 2019, quando os números ultrapassaram R$ 192 bilhões.

Para 2023, a Alshop projeta um primeiro semestre complicado. A esperança é que a segunda metade do ano ajude os lojistas a superarem o nível de vendas pré-pandemia.

"O primeiro semestre costuma ser mais fraco, mas pela situação econômica que estamos vivendo e os atos que aconteceram em Brasília, com toda a insegurança gerada em torno disso, acreditamos que será mais difícil. O segundo semestre deve ser melhor", afirmou Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop.

Em dezembro, o movimento das vendas nos shoppings ficou abaixo do esperado pelo setor, segundo Ildefonso, que atribui o desempenho fraco a inflação, desemprego e endividamento.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Movimentação no Shopping Center Norte após o Natal - Bruno Santos/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.