Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Carf suspende julgamentos após pressão de empresas

Sessões envolviam casos de contribuintes como Petrobras, BRF e Ambev

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), Carlos Higino Ribeiro de Alencar, suspendeu as sessões de julgamento do órgão agendadas para a próxima semana.

Em portaria publicada nesta sexta-feira (3), Alencar derrubou as sessões das turmas ordinárias da 1ª seção, as extraordinárias da 3ª seção e da 3ª turma da Câmara Superior.

Na pauta dessas turmas estavam casos tributários envolvendo empresas como Petrobras, BRF, Santander, Ford, Ambev, entre outras.

A suspensão acontece em momento de pressão de grandes empresas que questionam na Justiça o retorno do voto de qualidade, mecanismo que devolve ao governo o voto de desempate no contencioso com a Receita Federal no Carf.

As empresas pedem que as sessões sejam suspensas até que o Congresso avalie a medida provisória que estabeleceu o retorno do voto de qualidade. Nesta semana, o Carf utilizou o voto de minerva em diversos casos, um deles envolvendo a Petrobras, que tinha uma pendência tributária de R$ 5,7 bilhões.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Fachada do Prédio da Superintendência da Receita Federal em Brasília
Fachada do Prédio da Superintendência da Receita Federal em Brasília - Antonio Molina - 04.jan.2022/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.