Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Caso de parentesco na Anvisa entra no debate da autonomia nas agências

Após manifestação do setor de saúde, deputado diz que autoridades reguladoras precisam de supervisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O parentesco entre o diretor da Anvisa Daniel Meirelles e seu irmão, Thiago Meirelles, que assumiu o comando da PróGenéricos (entidade da indústria de genéricos) neste ano, entrou na discussão sobre a autonomia das agências reguladoras.

Depois que um grupo de 30 associações privadas do setor de saúde, incluindo a PróGenéricos, lançou um manifesto contra a emenda apresentada neste mês pelo deputado federal Danilo Forte (União-CE) à medida provisória 1.154, dizendo que ela pode prejudicar a independência das agências reguladores, o parlamentar reagiu.

Nas redes sociais, nesta semana, Forte citou reportagem sobre o caso dos irmãos na Anvisa e disse que as agências reguladoras precisam de supervisão externa. "Sua autonomia deve ser mantida e seus conselheiros devem ter independência, mas tudo isso deve servir aos interesses da população e não das empresas reguladas", escreveu o deputado.

"É contra este tipo de abuso que lutamos", completou ele, em referência à ligação entre Daniel e Thiago, que vem gerando questionamentos sobre possíveis conflitos de interesses nas decisões da agência.

A emenda de Forte propõe a criação de conselhos vinculados aos ministérios para deliberar sobre as atividades normativas junto com as agências, mas é vista no setor como uma tentativa de enfraquecer a autonomia dos órgãos reguladores.

Entre os associados da PróGenéricos há grandes indústrias farmacêuticas como Neo Química, Medley, Libbs, Geolab, Eurofarma, EMS, Cimed, Brain Farma e Prati Donaduzzi. Procuradas pelo Painel S.A., as companhias não comentam o assunto.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Thiago Meirelles, presidente da Prógenéricos
Thiago Meirelles, presidente da PróGenéricos - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.