Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Câmara britânica estuda posição do governo Lula sobre OCDE

Britcham planeja reuniões com equipe econômica para tratar do assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Britcham (Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil) planeja marcar reuniões com a equipe econômica de Lula para tratar das mudanças nas regras dos preços de transferência (forma como são tributadas operações internacionais realizadas por multinacionais).

Para a entidade, também falta entender melhor a posição do novo governo sobre a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

No fim de dezembro, uma medida provisória editada pelo governo Bolsonaro, que entra em vigor no próximo ano, alterou a legislação sobre o preço de transferência. O texto ainda precisa passar pelo Congresso.

Para Leonardo Martins, da Britcham, a MP é um passo para o projeto de ascensão do Brasil à OCDE.

"Isso ainda é nebuloso. A gente não tem uma clara sinalização do novo governo sobre essa questão da ascensão do Brasil à OCDE. Não dá ainda para precisar qual vai ser o comportamento do novo governo", diz.

Lula ajeita gravata. Ele veste terno azul marinho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de novos valores para bolsas de estudo e pesquisa da CAPES, CNPq e MEC, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 16.fev.23/Folhapress

Segundo Martins, a Britcham tem ressalvas às novas regras. Uma delas é o tempo para a adaptação das empresas.

"É pouco tempo para tanto ajuste, para tanta complexidade que precisa ser adequada nos controles fiscais das empresas. Isso acaba reverberando em dificuldades operacionais e de ordem prática. Um ponto adequado seria haver uma regra de transição do regime antigo para o novo."

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.