Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Entidades sindicais querem novas reuniões com Americanas

Confederação de trabalhadores pede mediação do TST

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado Luiz Carlos Motta, presidente da CNTC (confederação dos trabalhadores no comércio), afirma que o destino dos funcionários no caso Americanas ainda está nebuloso para os representantes trabalhistas, por isso, em reunião nesta semana, a entidade decidiu protocolar um pedido de mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho).

"Temos um pedido de mediação pré-processual para reunir a entidade dos trabalhadores, a entidade patronal CNC e a direção da empresa. Tivemos reuniões, mas ainda não está claro. Precisamos levantar mais dados para entender o que vai acontecer", afirma Motta.

No início do mês, a companhia disse a representantes de sindicatos de comerciários que não vai promover demissão em massa ou fechamento de lojas até março.

Com mais de 40 mil funcionários, a companhia, que entrou em recuperação judicial no mês passado, já tem mais de 15 mil ações trabalhistas, que representam, juntas, uma dívida superior a R$ 1,5 bilhão, segundo oito entidades sindicais representantes de comerciários, que ajuizaram ação civil pública no mês passado pedindo o bloqueio do valor na conta pessoal do trio de acionistas bilionários.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Pessoas caminham em frente à entrada de uma loja da Americanas.
Vista da entrada de loja da Americanas no Rio - Mauro Pimentel - 29.jan.23/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.