Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Vistoria de emails da Americanas emperra na Justiça

Juiz do Rio devolveu, sem cumprir, carta precatória que recebeu de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O impasse sobre a vistoria em computadores de executivos da Americanas em busca de provas de fraude contábil teve um novo obstáculo nesta quinta-feira (2).

A vara cível do Rio de Janeiro recusou o pedido vindo da Justiça de São Paulo para a busca e apreensão das caixas de emails.

O juiz substituto da 2ª vara empresarial da comarca do Rio Alexandre de Carvalho Mesquita devolveu, sem cumprir, a carta precatória que recebeu da 2ª vara regional de competência empresarial e de conflitos da capital paulista.

Na negativa ele diz ver conflito de competência. "Se todas as diligências devem ser cumpridas nesta comarca, não há nenhuma razão fática ou jurídica para que a produção antecipada de provas seja deferida por juízo incompetente", afirma o juiz do Rio de Janeiro no texto.

Mais cedo, o juiz Ricardo Negrão, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial da Justiça de São Paulo, negou o recurso da Americanas contra decisão que permitiu vistoria em computadores. A ação foi movida pelo Bradesco, que tem R$ 4,7 bilhões em créditos a receber da Americanas e afirma que a empresa "foi palco para uma das maiores fraudes contábeis da iniciativa privada".

Na quarta (1), a varejista já havia tido um outro recurso negado pela juíza de primeira instância que autorizou as buscas. Ela determinou que a vistoria seja feita pela Kroll e que as informações sejam compartilhadas com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Fachada de uma unidade da Americanas em Brasília
Fachada de uma unidade da Americanas em Brasília - Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.