Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Congresso Nacional

FecomercioSP pede a parlamentares reversão de visto para americano

Entidade diz que liberação de visto ajuda a atrair turistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A FecomercioSP enviou um ofício a parlamentares e agentes públicos do setor de turismo pedindo a reversão da medida do governo Lula que retoma a exigência de visto para viajantes vindos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão.

Segundo a entidade, o documento também apresenta argumentos e dados contra a decisão. A dispensa do visto foi adotada por Jair Bolsonaro em março de 2019, às vésperas de uma visita feita pelo ex-presidente a seu aliado Donald Trump.

A FecomercioSP afirma que outros países da América do Sul, como Chile, Colômbia, Peru e Argentina, permitem a entrada de cidadão norte-americanos sem o visto.

Outras entidades do setor de turismo também criticaram. Na avaliação da CNTur, em vez de reverter a medida de Bolsonaro, Lula deveria manter a isenção e negociar a reciprocidade para liberar os brasileiros de visto nos quatro países. A entidade afirma que vê potencial de impactos econômicos na mudança e afirma que a pandemia atrapalhou o mercado de viagens, impedindo a atração de turistas nos últimos anos.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Aviões estão parados na pista do aeroporto de Congonhas.
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Yasuyoshi Chiba - 25.ago.17/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.