Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Partido Novo pede processo contra Juscelino Filho

Lula diz que ministro tem direito de se defender e vai sair se não provar inocência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O partido Novo preparou uma representação à PGR (Procuradoria-Geral da República) para pedir que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), seja processado criminalmente por uso indevido de recursos públicos.

O titular da pasta recebeu diárias do governo federal por dias sem agenda de trabalho em São Paulo, São Luís e até no exterior. Até o momento, o total de diárias recebidas por Juscelino em duas viagens internacionais —a Portugal e Espanha— soma R$ 34,2 mil. Em nota, o ministro disse que devolveu diárias de viagens que fez para o Maranhão, seu estado natal, e para São Paulo, nas quais teve poucas agendas e aproveitou para passar o final de semana.

O partido também cita o uso de aviões da FAB e a indicação de emendas para contratos com empreiteiras envolvidas em suspeitas de irregularidades em obras da estatal federal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

"É inacreditável que, mesmo depois de tudo que foi revelado, o ministro ainda continue no cargo com a benção do presidente", afirmou Eduardo Ribeiro, presidente do Novo, em nota.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (2) que conversará com o ministro e que ele tem direito de se defender mas deixará o governo se não conseguir provar sua inocência.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho - Evaristo Sá - 29.dez.22/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.