Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Universitárias que discriminaram colega de 40 anos desistem do curso

Unisagrado diz que abriu processo disciplinar e, durante a análise, as três estudantes solicitaram a desistência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As três estudantes da Unisagrado, em Bauru, que publicaram vídeo praticando discriminação etária contra uma colega desistiram do curso de biomedicina.

O caso teve grande repercussão nas redes sociais nos últimos dias depois que as alunas, identificadas como Bárbara Calixto, Beatriz Pontes e Giovana Cassalatti, todas graduandas do curso, divulgaram um vídeo em que debocham da idade da colega de turma.

Na gravação, uma delas ironiza: "Gente, quiz do dia: como 'desmatricula' um colega de sala?". Em seguida, a outra diz: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada". "Realmente", declara uma terceira.

A jovem que grava o vídeo fala: "Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião".
Após a repercussão do caso, que levantou o debate sobre etarismo, Bárbara Calixto afirmou estar arrependida e declarou que o vídeo foi uma brincadeira de mau gosto.

Patrícia Linares, a estudante que sofreu a discriminação, recebeu homenagens de outros colegas da Unisagrado. A instituição também divulgou um comunicado de repúdio e disse que tomaria medidas administrativas.

Segundo a universidade, foi instaurado um processo disciplinar e, durante a análise, as três estudantes solicitaram a desistência do curso. "Dessa forma, o processo perdeu o objeto e por isso foi finalizado", afirma a instituição em nota.

"O Unisagrado reitera que não compactua com práticas discriminatórias e ofensivas de qualquer natureza e reforça a necessidade de combatê-las, repudiando veementemente todo tipo de manifestação que demonstre apoio a quaisquer atos de violência, física ou psíquica", disse em nota publicada no site da empresa.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Alunas de uma universidade de Bauru debocham de colega de classe por ela ter 40 anos de idade
Alunas de uma universidade de Bauru debocharam de colega de classe por ela ter 40 anos de idade - Reprodução Twitter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.