Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Renan Filho quer renegociar com ferrovias renovadas sob Bolsonaro

Técnicos do Ministério dos Transportes verificaram inconsistências em dados utilizados para cálculos de outorgas e investimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), pretende abrir negociação com concessionárias de ferrovias que renovaram antecipadamente seus contratos.

A ideia é chamar as empresas caso os indícios de erros de cálculos no valor das outorgas (parcelas pelo direito de exploração das ferrovias) e nos investimentos a serem realizados nos próximos 30 anos sejam confirmados.

Ao analisar os contratos renovados na gestão Jair Bolsonaro, a área técnica percebeu que os critérios de carga utilizados como referência para o cálculo dos valores (outorgas e investimentos) estão subavaliados.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, em seu gabinete - 20.mar.2023-Pedro Ladeira/Folhapress

Pessoas envolvidas nas discussões afirmam que a média de crescimento anual do volume de carga transportada pelas ferrovias foi de 5% ao ano. No entanto, o que foi considerado no cálculo dos valores para a renovação antecipada dos contratos foi de 0,5% ao ano.

O ministério ainda vai detalhar esses contratos para saber se, apesar das diferenças de cargas verificadas, entraram nos cálculos outras variáveis.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), assinaram a renovação MRS (com a malha sudeste) e a Vale (Estrada de Ferro Vitória-Minas e Carajás).

A renegociação, entretanto, será um processo posterior à definição da nova metodologia dos contratos de renovação antecipada.

A previsão é que o novo parâmetro entre em vigor na assinatura da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), que negocia com a ANTT e o governo neste momento.

A renovação antecipada se tornou uma importante ferramenta para o governo porque trouxeram investimentos cruzados obrigatórios, abrindo possibilidades para que projetos de grande porte sejam realizados sem recursos do Orçamento.

A Vale, por exemplo, se comprometeu a investir cerca de R$ 300 milhões na construção de um trecho da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) ao renovar a concessão da estrada de Ferro Carajás.

Também vai desembolsar R$ 2,7 bilhões para dar início às obras da Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste), que se conecta à Ferrovia Norte-Sul entre Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT). Foi uma contrapartida pela renovação da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.