Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Bancos avaliam execução de dívidas da Braskem para forçar negociação de venda para árabes

Estratégia prevê dificuldades no avanço das negociações; instituições tentam convencer governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Bancos credores da Braskem já armam uma estratégia de pressão sobre o governo para que a Petrobras, segunda maior acionista da empresa, aceite vender sua participação de 38% na petroquímica para a Adnoc, estatal controlada pelo governo de Abu Dhabi, e o fundo americano Apollo.

Isso serviria de convencimento sobre a Novonor (ex-Odebrecht), que controla a empresa hoje com pouco mais de 50% das ações.

Hoje, a Braskem deve cerca de R$ 14 bilhões para Santander, BB, BNDES, Bradesco e Safra e essas instituições aceitam receber parte em dinheiro e outra parte em ações convertidas da "nova Braskem".

Área de Utilidades na sede da Brasken, em São Caetano - 22.dez.2022-Danilo Verpa/Folhapress

Pesa na estratégia junto ao Palácio do Planalto o fato de BB e BNDES, controlados pela União, serem credores. No entanto, como a proposta feita pelo grupo árabe não é vinculante, a tendência é que os acionistas tentem melhor ainda mais a oferta de R$ 47 por ação (com prêmio de 135%).

Além de possuírem papéis da petroquímica adquiridos no mercado, os bancos receberam da Novonor suas próprias ações da Braskem em garantia pelos empréstimos tomados no passado.

No limite, se houver alguma dificuldade na negociação pela venda do controle, alguns bancos aventam a possibilidade de acionar mecanismos de execução dessas dívidas para se apoderarem das ações dadas em garantia.

Posteriormente, poderiam vendê-las para os árabes.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.