Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Com ganhos de até R$ 300 mil, valets de navios viram alvo de investigação do Cade

Exportadores criticam valores pagos a pilotos que estacionam embarcações em portos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu um inquérito para investigar suposta formação de cartel entre pilotos que ganham até R$ 300 mil por mês para estacionarem grandes navios nos portos do país.

Conhecidos como práticos, esses profissionais fazem parte de um clube hoje regulado pelo poder público. A contratação é uma imposição legal e a atividade é controlada pela Marinha.

Vista aérea do Porto de Santos, em São Paulo
Vista aérea do Porto de Santos, em São Paulo - Divulgação/Codesp

Os técnicos do Cade apuram se existem barreiras para a entrada de interessados nesse grupo. Também querem descobrir se eles dividem mercado e, por isso, cobram preços elevados.

Setores do agronegócio reclamam da carência de profissionais e da impossibilidade de que essa contratação seja feita livremente, o que, em sua visão, aumenta o preço.

Hoje, a grande maioria dos pilotos atua como sócia de uma mesma associação, que fecha os contratos com os diversos armadores do mercado.

Além da falta de profissionais, existe ainda uma escala de rodízio gerenciada pela autoridade marítima.

Para Ricardo Falcão, presidente da associação Praticagem do Brasil, os críticos querem fazer crer que a atividade impacta o preço do frete e que, também por isso, deve ser uma atividade totalmente privada.

"O custo da atividade representa menos de 0,1% do total de uma carga", disse. "Não há nada no modelo brasileiro que transgrida o padrão internacional."

Ele afirma ainda que a atividade ocorre por meio de uma associação porque, individualmente, o investimento para que um prático atue sozinho é muito elevado.

"Precisa comprar lancha, equipamentos de segurança, diversos itens que acabam sendo adquiridos pela associação. O ganho do prático, ao final, é sua participação no resultado, como se se ele fosse acionista de uma empresa."

Alguns advogados avaliam que essa "especificidade da atividade" pode despertar suspeitas.

"Existem setores que atuam de forma cartelizada porque o mercado assim exige, não por conluio para eliminar a concorrência. Isso ocorre em setores cujas atividades são muito especializadas e que, justamente por isso, não despertam interesse de investidores", diz Philip Antonioli, sócio do escritório Campos & Antonioli Advogados Associados, especializado em Direito Penal Econômico.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.