Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu natura o boticário

Boticário adota ESG da Natura e acirra rivalidade

Fora do Sistema B, que dá um selo global para empresas que têm políticas de sustentabilidade, Boticário adota posicionamento da rival, que passou pela certificação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

A Natura avalia quais medidas poderiam ser tomadas contra o Boticário, que recentemente assumiu publicamente um posicionamento de ESG igual ao seu sem passar pelo processo de certificação do chamado Sistema B.

ESG é a sigla do inglês Enviromental, Social and Governance que significa o conjunto de políticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa adotadas por uma empresa.

O Sistema B é uma espécie de selo de qualidade da ESG e, para consegui-lo, as empresas precisam passar por um processo longo e rigoroso de auditoria.

Loja da Natura em shopping
Loja da Natura em shopping - Divulgação - 22.mai.2019

A Natura obteve esse atestado em 2014 e, para mantê-lo, paga cerca de R$ 55 mil por ano.

Existe uma taxa de renovação e um valor fixo a ser pago de acordo com o faturamento da empresa.

Quem é aprovado passa a exibir um discurso de marketing conhecido como "do-para". A empresa deixa de ser a melhor "do" mundo e passa a ser a melhor "para" o mundo.

Basta verificar as publicações do Boticário nas redes sociais e compará-las com as da Natura, de anos atrás, para perceber a semelhança.

Contudo, não pode ser considerado plágio. Isso porque o conceito "do-para" não é exclusivo do Sistema B.

E é justamente isso que incomoda a Natura. Nos bastidores, a empresa considera que a situação enfraquece o Sistema B e o engajamento das certificadas, que hoje somam cerca de 300 no país e mais de 7 mil no mundo.

Relatos indicam que a líder do mercado de beleza ainda avalia que medidas poderiam ser tomadas. Oficialmente, no entanto, ela não quis comentar.

Em nota, o Sistema B disse que não é necessário que uma empresa integre o movimento para dizer que quer ser melhor para o mundo, porém lembra que é preciso garantir, na prática, que as ações são implementadas —no caso das empresas B, elas comprovam isso durante a auditoria. Disse também que a geração de resultados além do lucro, oferecendo impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade, é defendido por diversas organizações que buscam a implementação de uma nova economia.

"Ter essa ideia difundida e ver empresas que queiram seguir o que defendemos é um caminho necessário para que possamos realmente ter uma mudança sistêmica no modelo de se fazer negócios. As Empresas B certificadas lideram o movimento e por terem práticas de gestão exemplares, serão sempre uma vitrine para seus segmentos, guiando tendências e influenciando outros negócios. Estimulamos, inclusive a troca entre todos visando colaboração da melhoria do ambiente de negócios", afirma a organização.

O Grupo Boticário não quis comentar.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.