Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Viracopos inicia processo de retomada da concessão

Empresa que administra aeroporto formalizou pedido de cancelamento da relicitação do contrato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em carta enviada ao ministro Márcio França (Portos e Aeroportos), Viracopos formalizou, nesta quarta (30), o interesse em continuar à frente da concessão do aeroporto de Campinas (SP).

No passado, em meio a uma grave crise financeira, a concessionária Brasil Viracopos (ABV) entrou em recuperação judicial e, diante de um impasse com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foi pressionada a devolver o aeroporto para que fosse novamente licitado.

Aviões da Azul estacionados no hangar da empresa no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP) - 16.abr.2020-Eduardo Knapp/Folhapress

O documento, que no mercado já é conhecido como "a desistência da desistência" foi uma exigência do TCU (Tribunal de Contas da União) para que as autoridades encerrem o processo de relicitação em curso.

Na carta ao ministro, a concessionária se colocou à disposição para os próximos passos.

Para que a concessão não fosse devolvida e o aeroporto leiloado novamente, o TCU pediu que a União comprovasse a vantagem em renegociar os termos do contrato e manter o grupo atual no comando.

Um dos pontos levados em consideração pelo plenário da Corte de Contas foi a atual situação de Viracopos.

O aeroporto saiu da recuperação judicial há quase três anos e registrou lucro em 2021 e 2022, de R$ 276 milhões e R$ 45,1 milhões, respectivamente.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.