Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros Congresso Nacional

Abranet acusa Conar de censura e pede desfiliação

Propaganda em defesa do parcelado sem juros foi barrada a pedido de bancos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

A Abranet (Associação Brasileira de Internet) formalizou, nesta terça (12), sua desfiliação do Conar, entidade responsável pela autorregulação da publicidade no país.

A decisão ocorre uma semana após o veto do Conar a um anúncio da Abranet em favor das compras parceladas sem juros.

Cartão de crédito
O debate sobre compras parceladas sem juros no cartão de crédito movimentou empresas do setor nos últimos dias - Pixabay


De acordo com a associação, a campanha em questão defendia os pontos de vista de empresas de maquininhas e comerciantes, que são contra o lobby dos bancos no Congresso pelo fim do parcelado sem juros.

A associação acusa o Conar de censurar uma campanha de caráter informativo.

Nas últimas semanas, os bancos passaram a defender mudanças nas compras parceladas sob o entendimento de que a inadimplência nessa modalidade é alta.

Por negar ser contrária ao parcelado sem juros, a Febraban acionou o Conar e pediu a suspensão da campanha da Abranet.


Em seu comunicado de desfiliação, a Abranet diz que o Conar se tornou protagonista no debate pela redução dos juros do rotativo do cartão, "ajudando os bancos favoráveis à não competição".

"A campanha da Abranet foi informativa, alertando os milhões de vendedores e compradores sobre o que ocorria na intrincada discussão nos bastidores de Brasília. Mesmo diante dessa realidade, o Conar resolveu censurar a campanha da Abranet. E o fez a pedido da Febraban, em nome de Bradesco, Itaú e Santander", afirma no comunicado Carol Conway, presidente da associação.

A Abranet diz que é filiada ao Conar desde 1996 e sempre acreditou no modelo de defesa da livre expressão e competição do órgão de regulação.

"Infelizmente, não restou outra alternativa a não ser a desfiliação", diz Conway.

Em nota, a direção do Conar disse que o pedido de desfiliação será respondido diretamente à Abranet e que a representação ética instaurada contra a campanha da entidade seguirá em tramitação no Conselho.

O Conar afirmou que respeita a decisão da Abranet e que segue com o compromisso de integridade e independência no exame dos princípios éticos da publicidade brasileira.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.