Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Americanas diz que enviará à CPI provas de envolvimento de Gutierrrez na fraude

Varejista diz que deputados receberão e-mails que responsabilizam liderança de Miguel Gutierrrez; ex-executivo nega envolvimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Na reta final da CPI, a direção da Americanas diz que entregará provas de que a fraude, responsável pelo rombo de mais de R$ 20 bilhões, foi arquitetada e comandada pelo ex-CEO Miguel Gutierrez.

Entre as provas, estarão e-mails trocados com ex-diretores envolvidos no esquema de fraude e notas manuscritas pelo próprio Gutierrez, documentos que, segundo a varejista, detalham a fraude e seu funcionamento.

Miguel Gutierrez, ex- diretor presidente da Americanas - 10.fev.2023-Reprodução Americanas Summit 2021

Por meio de seus advogados, Gutierrez nega veementemente participação no esquema. Ele joga a responsabilidade sobre Beto Sicupira, acionista de referência da companhia e ex-integrante do conselho de administração que, segundo Gutierrez, mantinha controle absoluto da operação e tinha conhecimento dos problemas financeiros da varejista.

Com o fim da CPI, Gutierrez enviou uma carta à comissão quando os trabalhos estavam praticamente encerrados e postou na internet o vídeo de seu depoimento à CVM, prestado em março.

O ex-executivo deixou o Brasil em junho e não depôs presencialmente porque se trata de problemas de saúde na Espanha. Ele é cidadão do país.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.