Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria mercado de trabalho

Bridgestone fala em queda de demanda e propõe suspender contratos

Fábrica em Santo André, no ABC, tem 3.000 funcionários e produz pneus para caminhões e tratores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Bridgestone, umas das maiores fabricantes de pneus do mundo, quer suspender temporariamente contratos de funcionários de sua fábrica em Santo André, no ABC paulista.

O assunto foi discutido na quarta (20) em uma reunião com o Sindicato dos Borracheiros de São Paulo. A empresa diz que a indústria de pneus enfrenta um período de baixa demanda.

A proposta levada aos representantes dos trabalhadores é a de lay-off, um tipo de suspensão de contrato que vai de dois a cinco meses. O sindicato votará a proposta da companhia em uma assembleia na próxima segunda (25). Serão suspensos 1.608 borracheiros.

Funcionário da Bridgestone verifica pneus que seriam usados na Fórmula 1 - Laszlo Balolgh-21.ago.03/Reuters

Atualmente, a unidade de Santo André produz pneus para caminhões e tratores. Em maio, a Bridgestone demitiu cerca de 600 funcionários na planta do ABC paulista depois de encerrar a fabricação de pneus de veículos.

Márcio Ferreira, presidente do Sindicato dos Borracheiros de São Paulo, diz ter ouvido de representantes da empresa que as atividades da companhia foram afetadas pelo aumento do imposto sobre a borracha natural.

O Comitê Executivo de Gestão da Camex (Câmara de Comércio Exterior) aprovou no dia 15 de agosto a elevação da alíquota de importação da borracha natural de 3,2% para 10,8% por 24 meses.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.