Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu greve ifood

Entregadores tentam mobilizar greve para o dia 29

Negociações com aplicativos em grupo do governo não chegou a acordo por valor mínimo por hora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entregadores que trabalham com aplicativos de entrega começaram a articular nesta semana a realização de uma greve. No Rio de Janeiro, ela já tem data e será na sexta (29), a partir de 9h. O ponto de encontro será na Candelária, na região central.

Em São Paulo, diferentes grupos ainda discutiam, nesta terça (26), o modelo da mobilização. Gilberto Almeida dos Santos, que lidera o sindicato de São Paulo, diz que a categoria se reunirá para decidir se fará uma manifestação separada ou se integrará os protestos de outros grupos.

Entregadores de aplicativos durante manifestação por mais direitos, em São Paulo
Entregadores de aplicativos durante manifestação por mais direitos, em São Paulo - Bruno Santos - 16.abr.2021/Folhapress

O sindicalista considerou "decepcionante" a condução do governo Lula no grupo de trabalho que tenta criar um modelo de regulação para os serviços de entrega e de transporte intermediado por aplicativos.

O principal ponto de discórdia é o valor mínimo pago pelo serviço. Os entregadores querem o valor mínimo de R$ 35 por hora logada. Para as empresas, o modelo é inviável. Eles querem que a remuneração seja sobre a hora efetivamente trabalhada, ou seja, o tempo rodando.

Ralf Elisário, conhecido como Ralf MT, liderança do Rio, diz, em convocação para a greve, que o pagamento por hora logada é inegociável e que, sem ela, os entregadores não devem aceitar a regulamentação.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.