Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Bradesco

Gutierrez fez anotações a mão em demonstrativos falsos, diz Americanas

Rede enviou petição à Justiça para desmentir ex-CEO, que nega envolvimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A defesa da Americanas encaminhou à Justiça de São Paulo na noite de segunda-feira (18) uma petição por meio da qual tenta comprovar que seu ex-CEO, Miguel Gutierrez, tinha conhecimento e participava da fraude que deixou um rombo bilionário nos balanços da companhia.

As provas, segundo a Americanas, são anotações manuscritas feitas por ele em um documento chamado "visão financeira interna", de abril de 2022. Esse arquivo era usado para organizar como o consumo de caixa da rede e sua alavancagem seriam apresentados nos balanços.

A petição foi encaminhada à primeira instância, onde tramita um processo de produção antecipada de provas apresentado pelo Bradesco (o maior credor da Americanas no processo de recuperação judicial), e também em um recurso do ex-CEO.

Unidade da Americanas no Rio; rede varejista está em recuperação judicial após a identificação de um rombo bilionário em seus balanços - Mauro Pimentel-19.jan.23/AFP

Agora, a defesa da Americanas encaminhará a papelada aos demais órgãos que investigam a situação da varejista, como CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Ministério Público e à CPI em andamento na Câmara dos Deputados, que entra agora na reta final.

Na terça (20), os parlamentares decidirão sobre os requerimentos de quebra dos sigilos bancários, fiscais e telemáticos dos ex-diretores da empresa envolvidos na fraude dos balanços da companhia.

"Miguel Gutierrez não apenas tinha ciência como participava ativamente das discussões sobre a fraude", escreve a defesa da rede varejista na petição de segunda.

O documento preparado pela defesa da Americanas inclui também trocas de emails de ex-diretores que mostram Gutierrez entre os destinatários.

Nessas comunicações, esses antigos gestores discutem o balanço "visão interna", que traria, segundo a rede, a situação real das finanças —com um Ebitda, o resultado operacional da empresa, negativo em R$ 733 milhões em 2021.

Parte dessas trocas de mensagens eletrônicas já tinham sido apresentadas pelo atual CEO da Americanas, Leonardo Coelho Pereira, na CPI.

Miguel Gutierrez enviou depoimento por escrito à CPI da Americanas e responsabilizou a 3G Capital, dos acionistas Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, pela fraude. Eles descartam as alegações.

Em nota à Folha nesta terça (19), o ex-CEO diz que a atual administração "pinça documentos fora de contexto, na tentativa de construir uma narrativa absolutamente falsa" contra ele, com o objetivo de inocentar os membros do conselho de administração.

Ele afirma que os documentos citados pela empresa na petição "não têm qualquer relação com uma suposta manipulação de resultado" e que "nas vias próprias, Miguel refutará com detalhes cada uma das acusações e está cobrando as reparações devidas em decorrência delas."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.