Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Investidor raiz quer fazer dinheiro preservando floresta Amazônica

Figura do mercado financeiro, Fersen Lambranho achou um jeito de proteger a Amazônia e ganhar dinheiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um dos investidores mais conhecidos do mercado, Fersen Lambranho, 62, é sócio da GP Investments, que já colocou US$ 5 bilhões em companhias da economia tradicional. Todas elas deram muito, muito retorno.

Há sete anos, ele criou a G2D para investir em negócios que, como gosta de dizer, fazem bem ao mundo. Mergulhou na economia verde e achou um jeito de proteger a Amazônia, unindo a tecnologia ao mercado financeiro.

Você pirou [risos]?
Nada. O maior ativo do Brasil é sua biodiversidade e isso é um grande negócio. Os europeus, que são super verdes, acham que preservar é replantar. Não é. O valor está na preservação da mata nativa. Hoje, as áreas preservadas da Amazônia são as das reservas indígenas. Então precisa de uma nova maneira de investir ali porque venture capital [financiamento para startups ou projetos] não vai funcionar.

O empresário Fersen Lambranho
O empresário Fersen Lambranho - Zanone Fraissat - 05.jun.2012/Folhapress

Por quê?
Esse dinheiro é muito caro para chegar ao cara que preserva a floresta.

Qual é a saída?
Via crédito de carbono. A Moss, por exemplo, é uma empresa em que temos participação. Ela tem uma base de dados de 17 biomas naturais brasileiros. Imagine alguém que tenha uma terrinha em algum desses locais, boa parte florestal, e acesso à internet. No aplicativo [da empresa], ele se cadastra para obter a avaliação de quantos créditos de carbono sua propriedade pode gerar, isso em pouquíssimos minutos. É um jeito de gerar renda para quem está na Amazônia e preservar o ambiente.

Como o investidor ganha?
Se fosse pagar a certificação do próprio bolso, o proprietário teria de arcar com US$ 500 mil. A Moss certifica e, se ele quiser, negocia o crédito no mercado cobrando uma taxa.

Muitas dessas startups fecharam no meio do caminho. Como saber se você não vai perder dinheiro?
Só escolhemos empresas cujo modelo de negócio é mais relevante que a própria tecnologia embarcada. Somos investidores ainda da Quero Educação, da seguradora digital Akad, entre outras que usam o que eu chamo de inteligência artificial generativa.

O que é isso?
A mesma tecnologia que destrói o emprego é a que cria emprego. As insurance tech, por exemplo, foram feitas para acabar com o corretor de seguros. Na Akad, outra do nosso portfólio, é o contrário. A inteligência artificial municia o corretor para que ele venda mais. Ele gera em vez de destruir. Na Amazônia pode ocorrer a mesma coisa.


Raio-x | Fersen Lambranho, 62

Formação: Graduado em engenharia civil (UFRJ) e especialização pela Harvard School of Business

Carreira: Americanas (1986- 1998), chegando a CEO; diretor da GP Investments (1998-2004), sócio e presidente do conselho (desde 2005); presidente da G2D (desde 2016)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.