Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Governo paulista vira investidor profissional para fomentar empresas

Agência de crédito, Desenvolve SP fará aplicações em fundos em troca de investimentos em companhias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

O mercado de fundos ganhou um novo investidor: o governo de São Paulo. O anúncio será feito nesta semana e, no comando das operações, estará a Desenvolve SP, agência de crédito do governo de São Paulo.

Pelas regras, os fundos investidos serão regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e deverão seguir normas de transparência na política de investimentos, taxas, prazos, gestores e administradores.

O governo de São Paulo vai virar investidor - Gabriel Cabral/Folhapress

Os fundos interessados terão de participar de um processo seletivo. A carta para a formalização estará disponível pelo site da Desenvolve SP.

A escolha será feita pelo comitê de investimentos do Desenvolve SP.

Nenhum fundo poderá receber mais do que R$ 50 milhões. A quantia investida pela Desenvolve SP deverá ser aplicada (em valor equivalente ou superior) em empresas com sede no estado.

A participação da instituição em FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) estará restrita a cotas de classe sênior.

No caso de FIPs (Fundo de Investimento em Participações), o teto será 25% do capital subscrito e integralizado do fundo.

O objetivo do governo é aportar dinheiro em fundos que operem com inovação e empreendedorismo, projetos de infraestrutura e sustentabilidade e facilitação de crédito para micro, pequenas e médias empresas.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.