Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Kim Kataguiri pede que MPF investigue uso político de Itaipu

Reportagem da Folha mostrou que aumento de gasto no lado brasileiro pode ter impedido redução na conta de luz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) pediu que o Ministério Publico Federal investigue o possível uso político da usina hidrelétrica de Itaipu pelo PT.

Reportagem da Folha mostrou na última quinta (21) o aumento de gastos de Itaipu com projetos socioambientais e de infraestrutura. Os investimentos estariam sendo direcionados a regiões onde o partido do presidente Lula está enfraquecido.

Imagem mostram um trecho da Itaipu
Um dos vertedouro de Itaipu Binacional; receita com geração de energia da usina banca obras no Brasil e Paraguai - Rubens Fraulini - 14.jan.23/Itaipu Binacional/Divulgação

Com o fim da dívida para a construção da usina, Itaipu já teria condições de reduzir o custo de geração.

No pedido encaminhado ao MPF, o parlamentar de oposição diz que os consumidores brasileiros estão financiando a expansão da base eleitoral do PT".

Kim Kataguiri pede também que a procuradoria inicie ação civil pública e ação de improbidade administrativa por considerar que "é evidente que tal ato é lesivo ao consumidor".

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.