Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Tocantins fecha acordo com gigante das commodities para vender crédito de carbono

Acordo com Mercuria mira certificação e comercialização de créditos no mercado voluntário global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo do Tocantins assinou um acordo com a Mercuria Energy Trading S/A para a qualificação e certificação da geração de créditos de carbonos do estado.

Com a efetivação do processo, Tocantins será o primeiro a comercializar créditos de carbono no mercado voluntário para empresas do mundo interessadas em adquiri-los como "hedge". Ou seja: anular uma emissão de poluente na Ásia, por exemplo, com a compra desse crédito.

Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins
Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins - Secom TO/Divulgação

O avanço desse mercado incentiva a preservação de áreas florestais no estado.

"Há mais de 15 anos estamos preparando o estado para esse momento que coloca o Brasil na vanguarda do enfrentamento da crise climática mundial", disse o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Pelo acordo, a Mercuria, uma das maiores empresas do mundo no segmento de energia e commodities, se compromete a investir R$ 20 milhões em serviços técnicos para o cumprimento dos requisitos de qualificação em um padrão internacional e geração de créditos de carbono. Outros R$ 10 a 20 milhões serão investidos no registro desses créditos, o que permitirá ao Tocantins tornar-se elegível para atuar no mercado de carbono voluntário e utilizar os seus ativos ambientais como forma de gerar recursos para investir na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.

A parceria foi viabilizada por meio da Tocantins Carbono, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada pela Tocantins Parcerias (Topar) e a Mercuria, empresa selecionada por chamamento público.

A Tocantins Carbono será responsável por conduzir os processos de certificação e tornar o estado elegível à geração de créditos de carbono de padrão internacional.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.