Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

CGU dá selo de empresa ética para OEC, ex-Odebrecht

Órgão de controle da União atesta que construtora hoje tem mecanismos de controle anticorrupção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Quase uma década após a deflagração da Lava Jato, a construtora OEC (Odebrecht Engenharia e Construção) ganhou o selo "pró-ética" da CGU (Controladoria Geral da União) nesta quinta (30).

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a CGU e o Instituto Ethos, reconhece empresas que aprimoraram seus mecanismos de transparência e controle. O selo tem ainda a chancela da OCDE, Unodc e do Pacto Global da ONU.

Logo da Odebrecht Engenharia e Construção, que mudou de nome durante a Lava Jato - 02.mai.2019-Divulgação

No ano passado, o Ministério de Infraestrutura conferiu ao grupo o selo Infra+ Integridade. Antes, a OEC já tinha conseguido a certificação ISO37001-Anticorrupção. Sua nova política de governança teve aval do Departamento de Justiça dos EUA, MPF e Banco Mundial.

Os certificados marcam uma nova fase da construtora que, no passado, se envolveu em esquemas de corrupção por contratos com o poder público investigados pela Lava Jato e viu seus principais executivos serem presos pela Polícia Federal.

Após a reviravolta, a companhia encolheu e, com os "selos", fica mais fácil contratar com o poder público. Recentemente, a Odebrecht voltou ao cadastro de fornecedores da Petrobras.

Com Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.