Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Conar recomenda suspensão de campanha retirada do ar há três meses

Propaganda do governo do Distrito Federal associou cabelo black power a queimadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com atraso, o Conselho de Ética do Conar, órgão que autorregulamenta a publicidade no país, decidiu, por unanimidade, recomendar ao governo do Distrito Federal a suspensão de uma campanha publicitária questionada por ter conteúdo racista. O resultado, no entanto, é inócuo: o anúncio saiu do ar há três meses.

O que restou da decisão foi uma advertência ao governo de Ibaneis Rocha (MDB-DF) e para a agência Babel. Ainda cabe recurso.

Imagem une cabelo black power de homem negro a imagem de árvore em chamas. "Combater queimadas é preservar a nossa própria natureza", diz o anúncio.
Conar recomenda suspensão de campanha retirada do ar há três meses - Reprodução /ComunicaçãoGDF

O anúncio, veiculado em julho deste ano, mostrava a imagem de um homem negro cujo cabelo crespo, no estilo "black power", se unia à fotografia de uma árvore em chamas. "Combater queimadas é preservar a nossa própria natureza", dizia a propaganda.

Depois da repercussão negativa, o deputado distrital Max Maciel (Psol) enviou uma denúncia ao Conar, afirmando que a campanha tinha cunho racista e desrespeitoso ao relacionar a imagem de um homem negro e seu cabelo a uma árvore em chamas. As imagens mostravam o cabelo crespo como cabelo queimado.

Procurado pelo Painel S.A., o governo do Distrito Federal disse que a campanha foi retirada do ar há três meses.

Ao Conar, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal disse que a intenção da campanha era conscientizar sobre a preservação da natureza e que "preservar a beleza da natureza é preservar, também, a beleza da nossa origem e da nossa diversidade étnico-cultural".

Em sua decisão, o relator do processo no Conar considerou que o cabelo "black power" não é apenas um penteado, mas sim um símbolo de luta e resistência e que foi utilizado na campanha de forma indevida ao relacioná-lo a um crime ambiental e a uma estética negativa.

Disse ainda que não houve zelo e cuidado com consumidores negros. Tampouco foi levada em consideração a história e cultura afro-brasileira, segundo o Conar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.