Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

BNDES libera R$ 30 milhões para vacinas da Fiocruz

Financiamento será utilizado na produção de imunológicos com tecnologia mais eficiente e barata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O BNDES aprovou a liberação de R$ 30 milhões do Funtec (Fundo Tecnológico) para o desenvolvimento de vacinas pela Fiocruz. Por ser um recurso não reembolsável, a fundação não precisará quitar o crédito.

O dinheiro será utilizado em uma plataforma de desenvolvimento de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro.

Funcionários trabalham em centro de produção de vacinas
Centro de produção de vacinas da Fiocruz, no Rio de Janeiro - Divulgação/Bio-Manguinhos

Segundo a Fiocruz, a vacina com RNA mensageiro apresenta melhor resposta imunológica, a produção é mais ágil e, como consequência, o custo da produção é menor.

No fim de 2021, a Fiocruz foi selecionada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com base em RNA mensageiro na América Latina.

À época, a vacina estava em fase de estágio pré-clínico na Fiocruz e o país ainda vivia a pandemia. O projeto era desenvolvido com recursos do Ministério da Saúde e emendas parlamentares.

"Inicialmente em desenvolvimento para a Covid-19, o projeto representa a introdução de uma nova tecnologia para a produção de vacinas a um menor custo e de forma mais célere, tornando o Brasil mais preparado para o enfrentamento de futuras emergências de saúde pública", disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.