Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Réveillon badalado de Fernando de Noronha sofre derrota na Justiça

Pousada Zé Maria terá de pagar direitos autorais ao Ecad por shows realizados nas duas últimas viradas de ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Conhecida por um dos réveillons mais badalados do país, a Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha (PE), terá de mudar o roteiro da festança neste fim de ano, caso não queira ser alvo de um novo processo do Ecad, escritório responsável pela cobrança de direitos autorais em eventos do país

A autoridade obteve decisão favorável do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que exigiu da pousada o pagamento de R$ 122 mil por músicas tocadas nos shows das festas de pré e pós-réveillon de 2021 e 2022.

Morro Mirante Dois Irmãos, em Fernando de Noronha
Morro Mirante Dois Irmãos, em Fernando de Noronha - Bruno Lima/MTUR

A coluna tentou, sem sucesso, contato com a administração da Zé Maria. Na ação, no entanto, a pousada afirmou que contratou shows de bandas que interpretaram repertórios originais. A empresa, contudo, não apresentou provas.

Contestou ainda o valor cobrado, alegando que o Ecad não poderia estimar quantas pessoas estiveram no evento, tampouco o preço cobrado. Inicialmente, o valor foi de R$ 681 mil.

Na sentença, o juiz André Carneiro de Albuquerque Santana afirma que o Ecad tem competência para fazer a cobrança, de acordo com a lei.

"Resta inequívoca a legitimidade do Ecad para a edição de regulamento de arrecadação próprio (tabela de preço, critérios de cobrança)", escreve.

"Acerca da alegação de haver contratado atrações com músicas próprias, cumpre observar que o cachê pago ao intérprete constitui remuneração específica de seu trabalho e é independente da retribuição autoral a que os autores das obras musicais fazem jus. Ademais, caberia à ré, antes da execução do show, comunicar quais as músicas que seriam executadas, obrigação estipulada por lei."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.