Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu saneamento Congresso Nacional

Tributária: conta de água ficará 20% mais cara se Câmara não mantiver desconto de imposto

Associação afirma que, com mudanças na alíquota, hoje com desconto máximo, investimentos sofrerão baque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A conta das concessionárias de saneamento ficará até 20% mais cara para os consumidores se a Câmara dos Deputados não mantiver, na Reforma Tributária, os descontos de impostos concedidos pelo Senado ao setor, dentro do chamado regime especial.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou para as empresas que a Reforma será votada nesta semana ou, no máximo, na próxima. No entanto, não garantiu a manutenção do desconto máximo para o imposto.

A foto mostra uma torceira sendo acionada pela mão de uma pessoa idosa e de pele negra; a água não é entregue; o ambiente é de um banheiro
A falta de saneamento básico segue como um dos grandes problemas no país - Renalle Benício/Divulgação

Levantamento da Abcon Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) mostra que, somente no próximo ano, BNDES e investidores privados estruturam mais de 40 projetos do setor com previsão de R$ 61 bilhões em investimentos privados — metade no Nordeste.

A Abcon Sindcon avalia que eventuais mudanças na alíquota reduzirão esses investimentos e levarão a um aumento de preços ao consumidor de até 20%.

"Sempre defendemos a neutralidade. Não há por que onerar um setor que convive com déficits históricos de atendimento à população e se estruturou pela primeira vez em décadas, a partir do marco legal do saneamento, para combinar investimentos públicos e privados e alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto", diz Percy Soares Neto, diretor executivo da Abcon Sindcon.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.