Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Receita suspende ato do governo Bolsonaro que ampliou isenção de imposto para igrejas

Medida da gestão de Jair Bolsonaro reduzia cobrança de imposto e contribuições sociais sobre remuneração paga por entidades religiosas a padres e professores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, suspendeu um ato do governo Jair Bolsonaro, que ampliou a isenção de impostos a pastores e igrejas em julho de 2022, um mês antes do início da campanha eleitoral.

Barreirinhas cancelou o benefício fiscal nesta segunda (15) e a medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta (17).

O pastor Silas Malafaia, um dos maiores apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, prega na sede de sua igreja Assembleia de Deus, no Rio de Janeiro
O pastor Silas Malafaia, um dos maiores apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, prega na sede de sua igreja Assembleia de Deus, no Rio de Janeiro - Ian Cheibub - 22.nov.22/Folhapress

A partir de agora, valores pagos por igrejas a pastores e por instituições vocacionais voltam a ser considerados remuneração direta.

Anteriormente, eram consideradas remunerações somente as frações do pagamento referentes a aulas ou atividade laboral propriamente dita.

Nesse caso, as instituições deveriam ter contrato de prestação de serviço para o recolhimento do imposto de renda (pelo prestador) e da contribuição social (pela ordem religiosa).

Em nota, a Receita informou que a suspensão foi uma determinação proposta pelo Ministério Público ao TCU (Tribunal de Contas da União).

O posicionamento da Receita causou mal estar na corte de contas a ponto de o presidente do tribunal, Bruno Dantas, esclarecer que a representação do MP foi convertida em processo, mas o relator, ministro Aroldo Cedraz, não acatou o pedido de cautelar do fisco (a determinação de suspensão). O caso ainda não foi julgado pelo plenário.

A Receita já tinha sido questionada sobre isso, mas não respondeu.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.