Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu aeroportos saneamento

Concessionárias terão nova fonte de financiamento

Lula deve sancionar nova lei das debêntures de infraestrutura, destravando até R$ 1 trilhão para projetos do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula deve sancionar integralmente a nova lei das debêntures de infraestrutura de concessionárias. Com a medida, estima-se que elas possam levantar até R$ 1 trilhão com a emissão desses papéis de dívida no mercado até 2030.

O projeto foi aprovado no fim do ano passado e autoriza que o dinheiro captado no mercado seja usado para financiar projetos de infraestrutura, como a construção de ferrovias ou a duplicação de rodovias.

O presidente Lula durante evento em Brasília
O presidente Lula durante evento em Brasília - Adriano Machado - 08.jan.2024/REUTERS

Somente concessionárias (de aeroportos, rodovias, ferrovias, saneamento, entre outros) poderão emitir esses títulos na praça, remunerando o comprador com juros e correção monetária até o pagamento integral do título.

A vantagem maior, no entanto, é para o emissor, que pode reduzir em 30% dos juros pagos para seus credores (detentores das debêntures) da base de cálculo do Imposto de Renda e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

A ideia é, justamente, que o mercado privado financie mais projetos de infraestrutura.

Após a sanção presidencial, a nova lei deverá ser regulamentada com a especificação, por exemplo, da destinação dos recursos captados.

A lei cria travas para que as debêntures não sejam adquiridas por pessoas ou empresas ligadas ao emissor. As punições em casos de infrações às regras serão de 20% do valor da debênture.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.