Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Desoneração deve encarecer comida fora de casa, dizem restaurantes

Associação do setor diz que efeito será resultado de troca de benefícios tributários do Perse para redução na folha de pagamento de outros setores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Comer fora de casa poderá ficar mais caro se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mantiver o cancelamento do Perse, programa de retomada dos setores de bares, restaurantes e eventos, para subsidiar a desoneração da folha.

A ANR (Associação Nacional de Restaurantes) afirma que, graças ao Perse, a arrecadação do setor é muito maior que os R$ 6 bilhões que Haddad retirou em isenções do programa.

Preparação de pratos no restaurante Momofuku Ko
Preparação de pratos no restaurante Momofuku Ko - Divulgação

"O Perse concedeu, em lei, benefícios tributários ao nosso setor até 2027. Mas, com a medida provisória da desoneração parcial da folha, o programa foi cancelado", disse Fernando Blower, diretor-executivo da entidade.

Além do refinanciamento de dívidas com descontos, o Perse concedeu isenção de PIS, Cofins, CSLL e Imposto de Renda até 2027.

Para Blower, isso permitiu que o setor, endividado pela pandemia, mantivesse um fluxo de amortização dessa dívida e evitasse o repasse para os preços da alta da inflação dos alimentos.

"Se esse programa acabar, o risco é que os estabelecimentos deixem de pagar suas dívidas e os preços aumentem", disse.

Segundo a ANR, um terço dos gastos de brasileiros com alimentação ocorre "fora de casa". Nesse cálculo, a entidade inclui desde o consumo em restaurante até as entregas em domicílio.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.