Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Vaga em concurso da Petrobras tem mais disputa que medicina na USP

Inscrições recebidas pela petroleira se equiparam às da Fuvest

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Se o concurso para novas contratações de nível técnico da Petrobras fosse um vestibular, ele seria mais disputado que o de medicina da USP (Universidade de São Paulo), um dos mais concorridos do país.

A petroleira recebeu, até segunda (15), 99.400 inscrições para 916 vagas imediatas — média de 108 candidatos por vaga. Deste total, a companhia fará ainda reserva de cadastro de outros 5.946 selecionados.

Em 2023, o vestibular da Fuvest, que escolhe alunos para a USP, contou com 99.573 inscritos. Cada vaga para o curso de medicina foi disputada por 101 alunos (24.749 inscritos para 244 vagas distribuídas em três cidades).

A média por vaga de medicina na USP só superou o concurso da Petrobras para quem pretendia estudar na escola em São Paulo (118 candidatos por vaga). Para quem preferiu ficar em Ribeirão Preto e Bauru, essa média foi de 87 e 63, respectivamente.

Sede da Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro - 29.dez.2021-Andre Motta de Souza/Agência Petrobras

De acordo com o edital, há vagas para técnicos em enfermagem do trabalho; inspeção de equipamentos e instalações; logística de transportes; manutenção de caldeiraria, elétrica, mecânica e instrumentação; operação de lastro; projetos, construção e montagem de edificações; química de petróleo, entre outros.

Os salários para os postos na Petrobras começam em R$ 5,8 mil, além de uma série de benefícios ofertados pela estatal, como previdência complementar, plano de saúde e participação nos lucros.

As inscrições foram reabertas em 8 de janeiro e podem ser feitas pelo site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), contratado para organizar a seleção.

As provas estão previstas para 24 de março e serão realizadas nas 27 capitais, além das seguintes cidades: Araucária (PR), Betim (MG), Ipojuca (PE), Canoas (RS), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Campinas (SP), Cubatão (SP), Santos (SP), Paulínia (SP), Mauá (SP) e São José dos Campos (SP).

Procurada, a Petrobras não respondeu até a publicação desta reportagem.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.