Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros inflação

Apesar de otimismo, comércio segue em sinal de alerta, diz FecomercioSP

Empresariado paulistano está confiante na economia, mas contrata menos e relata problemas com estoques

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O empresariado paulistano continua animado com os rumos da economia, mas segue cauteloso com os negócios.

Em fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) calculado pela FecomercioSP foi de 110,2 pontos, 2% acima da marca de janeiro.

Loja na Ladeira Porto Geral, região da 25 de Março, que vende miçangas
Loja na Ladeira Porto Geral, região da 25 de Março, em São Paulo, que vende miçangas - Jardiel Carvalho - 17.nov.23/Folhapress

Na escala, o otimismo é refletido acima de 100 pontos. O resultado é o maior resultado desde outubro de 2023, quando o índice foi de 117,2 pontos.

Segundo a FecomercioSP, isso se deve à melhora da conjuntura econômica, diante do ciclo de redução dos juros, da inflação e do endividamento.

Apesar disso, na comparação com fevereiro de 2023, houve uma queda de 1,9% (o índice era de 112,3 pontos), o que sinaliza que, no começo do ano passado, as expectativas estavam ligeiramente mais altas.

O ânimo está em alta, mas a realidade se mostra incerta. Apesar de o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) ter passado de 86,1 pontos, em janeiro, para 92,2 pontos, em fevereiro, as contratações caíram e os estoques foram problema para um quarto do setor.

O indicador de contratação de funcionários recuou 1,3% em fevereiro, chegando a 113,3 pontos. Essa retração é ainda mais relevante (-3,8%) na comparação com fevereiro de 2023 (117,7 pontos). No auge, em julho passado, o índice estava em 119,7 pontos.

O índice de Estoques (IE) recuou 0,3%, ao passar de 117,6 pontos, em janeiro, para 117,3 pontos, em fevereiro. No entanto, em comparação com fevereiro de 2023, o indicador avançou 5%. Quase um quarto dos empresários relataram problemas com seus estoques.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.