Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus indústria

Empresas do varejo têxtil pressionam STF contra benefício a sites chineses

ABVTEX se une a mais 13 entidades que pedem o fim do programa Remessa Conforme e preveem demissões caso programa seja mantido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) foi incluída nesta sexta (23) na lista de entidades que pleiteiam no STF a inconstitucionalidade da isenção tributária para compras internacionais até US$ 50.

Já são 14 entidades que entraram com pedido de amicus curiae (amigo da causa) em favor da ação direta de inconstitucionalidade protocolada em janeiro pelas confederações da indústria (CNI) e do comércio (CNC).

Imagem mostra um celular em primeiro plano, um carrinho de compras atrás e um letreiro escrito Shein
A Shein é uma das empresas beneficiadas pelo programa Remessa Conforme - Dado Ruvic/Reuters

As agremiações alegam falta de isonomia tributária com a isenção dada aos sites estrangeiros pelo Ministério da Fazenda no ano passado.

Neste momento, além da pressão pelo STF, as indústrias brasileiras reclamam da falta de urgência com a qual o governo vem lidando com o tema. Argumentam que, enquanto não é tomada uma decisão final sobre as isenções de produtos importados, as empresas operam em concorrência desleal contra sites chineses como Shein e AliExpress.

Para a ABVTEX, o programa Remessa Conforme coloca em risco o setor têxtil e afirma que mais de 1,7 milhão de empregos correm risco com a manutenção da proposta.

Integram o processo entidades como Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de SP), IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Abrinq (Associação Brasileira da Indústria de Brinquedos) e federações das Indústrias de nove Estados brasileiros.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.