Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Aplicativo promete mitigar risco de processo por erro médico

Plataforma usa inteligência artificial, reduz em 70% tempo de preenchimento do prontuário e possíveis falhas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um grupo de médicos se juntou para lançar o aplicativo R1 MED, que promete melhorar a forma como as consultas são realizadas, evitando erros médicos. Estima-se que eles representem 7% dos processos movidos contra profissionais da medicina, clínicas, hospitais e planos de saúde.

A plataforma foi desenvolvida por Carlos Lopes, Pedro Baldaque e Ronaldo Carneiro, e está em testes desde novembro do ano passado em algumas clínicas selecionadas.

Médico conversando com o paciente enquanto discute a explicação dos sintomas ou aconselha a saúde do diagnóstico e consulta o tratamento da doença, os cuidados de saúde e o conceito de assistência.
Médico conversando com o paciente enquanto discute a explicação dos sintomas - 02.jun.2023-Ngampol/Adobe Stock

A inteligência artificial é a base do aplicativo, que funciona como um piloto automático para o médico por automatizar a documentação clínica (prontuário médico), melhorando em 70% sua produtividade e libera mais tempo para que o paciente seja examinado.

Além disso, garante que o registro médico seja fidedigno ao atendimento, mitigando riscos de processos em virtude de prontuários muito sucintos e sem detalhes.

Os dados mais recentes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostram que, entre as cerca de 500 mil ações na área de saúde, quase 35 mil foram por erro médico.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.