Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ometto sofre derrota em reunião para decidir comando da Vale

Previ e Bradesco não encampam indicação de dono da Cosan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula sofreu uma derrota na tentativa de fazer Guido Mantega presidente da Vale, mas não foi o único. O empresário Rubens Ometto, que tenta emplacar Luis Henrique Guimarães, também teve um revés.

Na reunião extraordinária do conselho da Vale nesta quinta (15) para decidir quem será o novo presidente da mineradora, Bradesco e Previ, o bilionário fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, não encamparam o nome de Guimarães —nem mesmo para um mandato tampão de um ano.

O presidente Lula e os empresários João Camargo (centro) e Rubens Ometto durante jantar do Esfera Brasil, em São Paulo
O presidente Lula e os empresários João Camargo (centro) e Rubens Ometto, durante jantar do Esfera Brasil, em São Paulo - Divulgação

A solução, proposta como uma alternativa ao impasse no conselho, foi defendida somente pela japonesa Mitsui e pela Cosan de Ometto.

Todos eles são acionistas da Vale. Pessoas que participam das conversas afirmam que a Previ e o Bradesco também não querem a continuidade de Eduardo Bartolomeo, atual presidente, como interino até que o sucessor seja escolhido.

Bartolomeo, cujo mandato vence em maio, busca a recondução.

A proposta da Mitsui e da Cosan foi manter Bartolomeo por mais um ano e, depois desse período, Guimarães assumiria o cargo. O executivo presidiu a Cosan e integra o conselho de administração da Vale desde abril de 2023.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.