Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus ataque à democracia

Citado em delação, dono da Havan nega participação em golpe

Luciano Hang foi mencionado por Mauro Cid como participante de grupo de empresários contra posse de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O empresário Luciano Hang, dono da Havan, negou envolvimento na tentativa de golpe de Estado sob investigação do Supremo Tribunal Federal.

O nome de Hang é mencionado na delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e Luciano Hang conversam em evento do 7 de Setembro
O ex-presidente Jair Bolsonaro e Luciano Hang conversam em evento do 7 de Setembro - Adriano Machado - 07.set.22/Reuters

Nela, Cid conta que Hang participou de um grupo de empresários favoráveis a impedir a posse de Lula. A reunião teria acontecido em 7 de novembro de 2022, uma semana após a vitória de Lula no segundo turno.

O ex-braço direito de Bolsonaro afirmou que Hang e outro empresário pediram que o ex-presidente exigisse do Ministério da Defesa um relatório "mais maduro" sobre as supostas existências de fraudes nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral para que pudessem "virar o jogo".

Os advogados de Hang afirmam que não podem comentar as supostas declarações de Hang porque não tiveram acesso ao conteúdo, protegido por sigilo. Dizem, no entanto, que Hang nega veementemente as acusações.

"Luciano jamais sugeriu ou pediu a quem quer que fosse a adoção de medida destinada a atentar contra o ordenamento jurídico e as instituições democráticas", afirmam seus advogados.

O empresário é defendido por Eduardo Pizarro Carnelós, Alberto Moreira e Murilo Varasquim.

"Já no dia seguinte ao 2º turno das eleições presidenciais de 2022, Luciano declarou que a vontade dos eleitores, expressa nas urnas e que sagrara vencedor o atual presidente Lula, deveria ser respeitada. Nenhuma manifestação em sentido contrário pode ser atribuída a ele."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.