Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Operadoras querem lei para punir com mais rigor roubo de cabos de telecomunicações

Quantidade de fios roubados ou furtados quase daria para ligar Fortaleza a Lisboa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Mais de 5,4 mil quilômetros de cabos de telecomunicações foram roubados e furtados no Brasil no ano passado, uma quantidade 15% maior que a de 2022, segundo a Conexis Brasil Digital, associação que representa o setor.

Se fossem esticados, esses cabos roubados quase conectariam Fortaleza (CE) e Lisboa, capital de Portugal. As duas cidades estão a 5,6 mil quilômetros uma da outra.

Funcionário público solda tampa de calçada para evitar que fios dos semáforos sejam furtados
Funcionário público solda tampa de calçada para evitar que fios dos semáforos sejam furtados - Eduardo Knapp - 05.mai.20/Folhapress

"A conectividade é um serviço essencial, cada dia mais importante na vida das pessoas e esses crimes não podem ser vistos como de menor gravidade", afirmou a diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Conexis Brasil Digital, Daniela Martins.

Segundo o levantamento, São Paulo foi o estado que mais sofreu com 1,450 mil quilômetros. O volume aumentou 40% em relação ao ano de 2022, quando haviam sido furtados 1,035 milhão de metros.

O Paraná aparece na segunda posição, mas houve uma redução de 6% em relação aos roubos registrados em 2022. Em 2023 foram 955.178 metros de cabos sumidos.

"A queda demonstra, na prática, os resultados para o cidadão da priorização do tema na política pública e nas ações das Forças de Segurança nos estados", disse Martins.

Na sequência, os maiores registros de roubos e furtos estão na Bahia (635.757 metros), Minas Gerais (505.541 metros), Rio Grande do Sul (368.769 metros).

O Rio de Janeiro, que já foi o segundo estado com mais roubos e furto de cabos, passou a ocupar, em 2023, a 10ª posição.

O estado foi o primeiro com a intensificação do diálogo entre autoridades locais e o setor de telecom para ações de combate ao furto, roubo e vandalismo de cabos e equipamentos.

Legislação

O setor de telecomunicações tem defendido uma ação coordenada de segurança pública envolvendo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, tanto o federal quanto os estaduais e municipais, e a aprovação de projetos de lei que aumentem as penas desses crimes e ajudem a combater essas ações criminosas.

"Um ponto considerado essencial pelo setor é a aprovação dos Projetos de Lei nº 3780/2023, 5846/16, e 4997/2019, que tipificam e aumentam a punição para esses crimes que tanto prejudicam o cidadão", afirma Martins.

O setor também defende a punição de empresas que compram equipamentos furtados ou roubados, além da mudança da regra que penaliza as operadoras quando o serviço é interrompido em decorrência do crime.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.